OrganizaçãoÓrgãos SociaisTomaram posse, no dia 15 de Maio de 2015, os seguintes membros eleitos para os Órgãos Sociais do ITeCons:
- João Manuel da Luz Costa, como primeiro Secretário da Mesa da Assembleia Geral;
- Mário Joaquim Ramos Jordão, como segundo Secretário da Mesa da Assembleia Geral;
- António José Barreto Tadeu, como Presidente da Direção, ratificado por unanimidade;
- Julieta Maria Pires António, docente doutorada da UC, como Vogal da Direção;
- Nuno Albino Vieira Simões, docente doutorado da UC, como Vogal da Direção;
- Carlos Manuel Oliveira, como Vogal da Direção em representação dos Associados;
- Luís Alberto Goucha Jorge dos Santos, como Vogal da Direção em representação dos Associados;
- Mário Manuel Garcia Faria Gaspar, como Presidente do Conselho Fiscal;
- Luís Miguel Cardoso da Silva, como Vogal do Conselho Fiscal;
- Nilton Campos Amorim Ramos, como Vogal do Conselho Fiscal.
De acordo com os Estatutos do ITeCons, os Órgãos Sociais são constituídos da seguinte forma:
- Assembleia Geral – composta por um representante de cada um dos associados do ITeCons, sendo dirigida por uma Mesa constituída por um Presidente e dois Secretários. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral é o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), ou alguém por este indicado. Os dois secretários da Mesa da Assembleia Geral são eleitos pela Assembleia Geral, de entre os seus membros;
- Direção – composta por cinco membros, sendo um o Presidente e quatro vogais. O Presidente da Direção é professor da Universidade de Coimbra (UC), ratificado pela Assembleia Geral. Dois dos vogais da Direção são eleitos em Assembleia Geral, a partir de listas formadas por docentes doutorados da UC que trabalhem em área cientifica relevante para a missão do ITeCons e/ou por representantes dos restantes associados do ITeCons. Os restantes vogais da Direção são eleitos em Assembleia Geral, a partir de listas formadas por representantes dos restantes associados do ITeCons. O Presidente da Direção assume a responsabilidade da direção de todos os trabalhos a realizar no ITeCons, bem como a representação da Qualidade na Direção, a direção e coordenação da atividade científica desenvolvida no ITeCons, através da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, bem como a direção de todos os Órgãos de Staff através da Gestão de Processos de Suporte. Aos restantes vogais da Direção cabem diferentes responsabilidades como a direção das restantes unidades ("Formação e Eventos", "Consultoria", “Investigação e Desenvolvimento Tecnológico” e "Medição e Ensaio");
- Conselho Fiscal - é constituído por três membros, eleitos em Assembleia Geral, a partir de listas formadas por representantes dos associados do ITeCons, não pertencendo à Direção.
Estrutura FuncionalO ITeCons está organizado em três pólos de actuação:
- Ciências da Construção
- Conhecimento em Tecnologias da Construção Sustentável
- Energia para a Sustentabilidade
Do ponto de vista operacional, as áreas de atividade do ITeCons agrupam-se em cinco unidades:
- Avaliação Técnica
- Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
- Consultoria
- Medição e Ensaio
- Formação e Eventos
As cinco unidades são comuns aos pólos de atuação do ITeCons e são apoiadas transversalmente pelos órgãos de staff que constituem a Gestão de Processos de Suporte:
- Gestão Administrativa e Financeira
- Promoção e Apoio ao Cliente
- Gestão da Qualidade, Segurança e Ambiente
- Gestão de Infra-estruturas e Meios Informáticos
Além deste apoio, quatro destas unidades recorrem ao apoio técnico e científico e à colaboração do Núcleo Técnico e Científico, constituído por elementos pertencentes a centros de investigação avaliados pela FCT, propostos e convidados pelo Presidente da Direção e aprovados pela Direção do ITeCons.
Organograma