Descrição do projecto
Este projecto pretende dar resposta ao crescente interesse pelo desenvolvimento de betões que, para além da resistência à compressão como único critério de desempenho, possuam requisitos de qualidade e de durabilidade que conduzam a um aumento da vida útil das estruturas em betão.
Pretende-se, assim, estudar a aplicação da cortiça, desempenhando funções de agregado, na produção de: (i) betões leves não estruturais, destinados à regularização de pavimentos e à execução de camadas de forma de coberturas planas e, (ii) betões leves estruturais, capazes de apresentar um comportamento vantajoso quando aplicados em climas frios ou quando sujeitos a elevadas amplitudes térmicas.
Pretende-se caracterizar estes betões, no que diz respeito às propriedades térmicas e acústicas, quando aplicados em elementos de construção.
Pretende-se, ainda, vir a desenvolver diferentes modelos e ferramentas numéricas, que permitam a previsão do comportamento daqueles elementos de construção, quando sujeitos a variações de temperatura significativas e a solicitações acústicas específicas.
Objetivos