ITeCons
ITeCons
UC
Caminho › itecons.uc.pt › Projetos › MDFachadas e MDCoberturas - Revestimento em Cortiça para Fachadas e Coberturas Sustentáveis e Personalizáveis
Projetos

Site do projecto

Nº Projeto:
FCOMP-01-0202-FEDER-033938

Data de início:
01/07/2013
Data de fim:
30/06/2015

Montante financiado:
241415.99€
Montante de investimento:
391473.21€

MDFachadas e MDCoberturas - Revestimento em Cortiça para Fachadas e Coberturas Sustentáveis e Personalizáveis

Co-promotores

Amorim Isolamentos, ITeCons, Weber Saint-Gobain.

Descrição do projecto

O projecto tem como objectivo principal desenvolver uma solução de revestimento exterior para fachadas e coberturas de edifícios, através da optimização e personalização do uso de aglomerado de cortiça expandida (ICB) para aplicação em edifícios novos e reabilitação.

Pretende-se que os sistemas desenvolvidos cumpram todas as exigências funcionais aplicáveis (higrotérmica, acústica, estanquidade, aspecto visual, táctil e adaptação ao uso), em especial as impostas pelas normas de especificação de produto em vigor.

A definição de um sistema de revestimento, baseado num produto natural e reciclável, com elevado desempenho funcional permitirá que este produto de inovação seja comercializado em exigentes mercados internacionais, reforçando a capacidade de exportação da empresa promotora e a competitividade nacional.

Actividades do projecto

  • Selecção e optimização dos materiais a utilizar no sistema em desenvolvimento, de modo a potenciar o seu desempenho.
  • Concepção e definição detalhada de soluções integradas para revestimento de edifícios novos e reabilitação de edifícios existentes.
  • Desenvolvimento de soluções de colagem das placas de ICB ao suporte, garantindo simultaneamente a estanquidade à água e a permeabilidade ao vapor.
  • Desenvolvimento e aplicação de modelos de simulação do comportamento das soluções quando sujeitas a diferentes condições de uso.
  • Caracterização rigorosa do produto de revestimento (e isolamento) com determinação em laboratório e in situ de todas as propriedades relevantes.
  • Avaliação do ciclo de vida do produto e elaboração de declarações úteis à sua comercialização, i.e. declaração energética e ambiental.
  • Avaliação de potencialidades da personalização geométrica das placas de ICB face a diferentes processos de fabrico digital e à complexidade dos desafios formais.

A caracterização experimental do comportamento das soluções, em laboratório e em obra, será articulada de uma forma competente com estudos de simulação numérica.

Produto final

Pretende-se que o produto final satisfaça os seguintes requisitos:

  • Os sistemas construtivos a desenvolver deverão possuir características que permitam respeitar as exigências impostas pelas normas de especificação de produto em vigor, aplicáveis a materiais destinados ao revestimento de fachadas e coberturas.
  • Os sistemas construtivos deverão permitir a construção de revestimentos que apresentem um bom desempenho acústico e higrotérmico, caracterizado através do seu isolamento sonoro, da sua capacidade de absorção sonora quando aplicados à vista, do coeficiente de transmissão térmica, da estanquidade à água e permeabilidade ao ar.
  • As soluções a desenvolver deverão ser economicamente competitivas, permitindo apresentar vantagens tangíveis ao nível do seu desempenho e facilidade de produção/aplicação, que a tornem uma alternativa viável às soluções atualmente existentes no mercado.
  • As soluções devem ser duradouras e garantir a manutenção das suas propriedades quando sujeitas às ações correntes para o tipo de aplicações a que se destinam.
Cofinanciamento

co-financiamento

 

Tome Nota