Equipa técnica diferenciada | O ITeCons dispõe de uma equipa técnica diferenciada, com experiência na área da consultoria técnica, revisão de projetos de engenharia e certificação.
O ITeCons realiza inspeções e peritagens a edifícios habitacionais, comercias ou industriais, a obras de arte, a infra-estruturas rodoviárias e infra-estruturas técnicas, com vista ao levantamento e diagnóstico de patologias nas construções.
O ITeCons é frequentemente solicitado para emitir parecer técnico de análise das causas de ocorrência de acidentes durante e após a execução de empreitadas.
O ITeCons realiza avaliações de segurança estrutural das construções, com o objetivo de identificar debilidades e pontos fracos na estrutura e propor medidas de intervenção que visem melhorar o seu comportamento estrutural.
O ITeCons realiza monitorizações de construções existentes (edifícios, infra-estruturas, obras de arte, etc.), incluindo o levantamento de patologias pré-existentes em zonas envolventes a empreitadas de construção.
O ITeCons apoia as empresas no desenvolvimento de novos materiais e sistemas de construção, dando suporte nas fases de conceção, dimensionamento, caracterização e ensaio.
O ITeCons apoia na arbitragem para a resolução de litígios emergentes de procedimentos concursais ou de contratos resultantes desses mesmos procedimentos (Art. 476º, do CCP).
Análise parcial técnica ou revisão geral de projetos. No caso de deteção de anomalias podem ser apresentadas soluções de otimização.
O ITeCons disponibiliza serviços de apoio técnico, fiscalização e controlo de qualidade no acompanhamento de Obras.
O ITeCons integra comissões de avaliação técnica de propostas e participa em auditorias para avaliação das condições para receção provisória ou definitiva de empreitadas.
Colaboração e apoio técnico na conceção de projectos das várias especialidades.
Realização de peritagens técnicas com o objetivo de analisar o cumprimento do projeto em fase de construção.
O pré-certificado é um documento de emissão obrigatória de acordo com o DL118/2013 de todos os edifícios ou fracções, novos ou sujeitos a grande intervenção, nos termos do REH e RECS.
O certificado SCE é o documento que caracteriza o desempenho energético dos edifícios de acordo com o DL118/2013.
A identificação de medidas de melhoria em edifícios visa o aumento do conforto térmico e do desempenho energético e a redução da probabilidade de ocorrência de patologias.
A realização de uma avaliação dos consumos energéticos dos edifícios de comércios e serviços é obrigatória de acordo com o DL118/2013
O DL118/2013 impõe limiares de protecção para as concentrações de poluentes do ar interior e valores mínimos de caudal de ar novo nos edifícios de comércio e serviços.
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma metodologia que permite a quantificação e avaliação dos aspetos e potenciais impactes ambientais de um produto ou serviço ao longo do seu ciclo de vida através da compilação de fluxos de entrada e saída.
A Declaração Ambiental de Produto (DAP) é uma ferramenta voluntária de comunicação do desempenho ambiental de um produto, na qual é apresentada informação ambiental quantificada e fidedigna. Esta Declaração tem por base um estudo de ACV.
Apoio no cumprimento de obrigações legais, tais como registo de mapas de resíduos (MIRR) e de Emissões e Transferências de Poluentes (PRTR).